O Projeto

Descrição do Projeto

Com base no novo Plano de Acção da Economia Circular da UE (2020), na última década, milhões de toneladas de resíduos europeus foram exportados para países fora da UE, muitas vezes sem considerar o seu tratamento adequado. Em muitos casos, as exportações de resíduos resultam tanto em impactos ambientais e sanitários negativos nos países de destino, como em perdas de recursos e oportunidades económicas para a indústria da reciclagem da UE. Esta abordagem facilita o modelo linear que está a esgotar o nosso planeta, e a poluir o ambiente. Assim, a prioridade do projeto RE-START é apoiar os estudantes das instituições de ensino superior, os recém-licenciados e os potenciais startupers na aquisição e desenvolvimento de aptidões essenciais e competências-chave, a fim de adoptarem uma abordagem que respeite o meio ambiente aquando da sua tentativa de criar uma start-up. Este projeto visa a transição para um sistema económico sustentável, que é uma parte indispensável da nova estratégia industrial da UE. O projecto RE-START incentiva e orienta os estudantes das IES a desenvolverem um arranque circular, ou a transformarem a sua ideia de negócio num negócio circular, implementando pelo menos uma das estratégias da Economia Circular (CE): Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recuperar e Regenerar. O RE-START visa desenvolver um programa de formação que reforce a mentalidade empreendedora considerando os princípios e competências da economia circular dos estudantes das IES; fornece-lhes exemplos da vida real de empresários de negócios circulares de sucesso; e encoraja-os a apoiar e comercializar produtos da economia circular .

Impacto

Espera-se que o projecto RE-START tenha um grande impacto nos seus grupos-alvo, tais como estudantes, académicos, formadores e empresários. Os estudantes participantes ganharão um conhecimento empresarial através das lentes da economia circular, melhorando as suas competências transversais, inspirando-se e obtendo conselhos de empresários e mentores de sucesso, e experimentando o processo desde a ideia até um plano de negócios circular. Isto irá ajudá-los a contornar o seu medo de falhar, a lidar com os riscos e a tornarem-se “mais empregáveis”. Os estudantes tornar-se-ão empresários que poderão utilizar os materiais de forma eficaz, criando mais valor, tanto através da redução de custos como através do desenvolvimento de novos mercados ou do crescimento dos já existentes. O principal grupo-alvo que participará em todas as atividades do projecto, ganhará um ponto de acesso priveligiado a incubadoras, centros de inovação, consultores profissionais e peritos empresariais. Além disso, o projeto visa apoiar os estudantes no desenvolvimento de novos empreendimentos, mas também para lhes mostrar como comercializar os seus negócios e ideias inovadoras, lançando uma spin-off universitária. Académicos e formadores tornar-se-ão mais competentes no ensino de modelos empresariais circulares, empenhando-se em atividades que reforçam a Economia Circular. As empresas locais em fase de arranque, empresários, investidores e incubadoras de empresas serão capazes de explorar novas oportunidades colaborando com os estudantes, uma vez que possuem uma grande experiência de criação de modelos circulares de negócio, através dos quais as ideias inovadoras têm mais probabilidades de ocorrer e de se tornarem negócios rentáveis.

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas
são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou Comissão Europeia . Nem a União Europeia nem a Comissão Europeia  podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões. 2021-1-CY01-KA220-HED-000032155

Copyright © 2022 RE-START. All Rights Reserved

Powered by Innovation Hive